terça-feira, 26 de julho de 2011

PEQUENA TRILOGIA DO OLHAR - PARTE III - AINDA SOBRE OS OLHOS

Ainda com fixação no assunto dos posts anteriores, revi o filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos”.


Gostei ainda mais do que da primeira vez . Havia recomendado para um casal amigo meu no final de semana.


Todo mundo que comentou o filme comigo, salientou a trama política ou o viés de policial, mas o que mais me encantou é o amor. O amor que sempre esteve (como outros sentimentos de personagens do filme) nos olhos e que nunca precisou ser dito; o amor que anos, casamento, crime, política, distância, oportunidades não aproveitadas de dizê-lo, de vivê-lo, ficou ali, se alimentando somente dele próprio, sem compromisso de futuro. O final é de um romantismo simples, mas por isso mesmo arrasador, em que, mais uma vez, a palavra disse tão pouco, e o olhar tanto.




Nesta mesma toada, sobre o olhar, tem uma música do Oingo Boingo (banda dos anos 80 já extinta), chamada “We close our eyes” que eu tenho ouvido muito nestes dias. Tenho uma versão acústica, com uma gaita (acordeon, sanfona) de arrepiar. Tem um trecho assim:




“We close our eyes and the world has turned around again


We close our eyes and dream and another year has come and gone


We close our eyes and the world has turned around again


We close our eyes and dream ...




And if you come to me


And if you touch my hand


I might just slip away


I might just disappear


Who am I?


And if you think I'm worth it


And if you think it's not too late


We might start falling


If we don't try to hard


We might start falling in love




(..)


We're on the healing path


We're on a roller coaster ride


That could never turn back


And if you love me


And if you really try


To make the seconds count


Then we can close our eyes






Nós Fechamos Nossos Olhos




Nós fechamos nossos olhos e o mundo deu uma volta novamente


Nós fechamos nossos olhos e sonhamos e outro ano veio e se foi


Nós fechamos nossos olhos e o mundo deu uma volta novamente


Nós fechamos nossos olhos e sonhamos...




E se você vem a mim


E se você toca minha mão


Eu poderia apenas escapulir


Eu poderia apenas desaparecer


Quem sou eu?


E se você pensa que eu valho a pena


E se você pensa que não é muito tarde


Nós poderíamos começar a cair


Se nós tentarmos arduamente


Nós poderíamos começar a nos apaixonar


(...)


Nós estamos no caminho da cura


Nós estamos em um passeio de montanha-russa


Que nunca irá voltar


E se você me ama


E se você realmente tentar


Fazer os segundos contarem


Então nós poderemos fechar nossos olhos









Nenhum comentário:

Postar um comentário